"Essa cidade é um tesão"



Cris Duarte se denomina "Diretor de Arte Urbano". Não é para menos: ele pedala por São Paulo com uma câmera integrada à sua bicicleta mostrando a arte na cidade. Seu projeto é dividido em três episódios. No primeiro, Cris sai da Vila Madalena e vai a galeria Romero Britto conferir uma exposição. O que ele tem a ver com esse post?

Em certo momento do vídeo, o publicitário afirma que "essa cidade [São Paulo] é um tesão. Essa cidade tem de tudo. Todas as tribos, todas as raças. Você encontra cultura em cada canto da cidade. A arte está até no caos." A partir disso, quebrei meu bloqueio criativo e resolvi fazer um guia para os turistas, os paulistas novatos e os veteranos desligados. Mas eu não sou flâneur o suficiente. Por isso, meu guia é de guias onlines, sites para você pode colocar nos favoritos e visitar quando tiver sem ideias para um bate perna.


Rolet 20Conto
Essa é para você sair com a galera sem voltar para casa falido. Pode ser que você não encontre a melhor comida do mundo, mas vai sair de barriga cheia por um preço honesto (até 20 reais). O guia foi criado por estudantes da minha faculdade (Cásper Líbero), e, apesar da linguagem z0adA, os caras podem realmente salvar o rolê! Confiram o blog e a página no facebook.

Catraca Livre
Todos amam o Catraca Livre. O site deveria ganhar uma medalha de utilidade pública (isso não deve existir) por divulgar cultura acessível por aí. Além das publicações sobre os mais diversos projetos, eles divulgam a melhor agenda da semana de São Paulo e do Rio de Janeiro. Por exemplo, hoje tem show no Studio SP de graça! Aí sim! Segue o site de sampa.

MADMAG
A MADMAG nasceu como revista impressa. Hoje eles são uma e-magazine abastecida com eventos de cultura, música, moda e baladas. Um detalhe bem legal é que eles adoram aumentar sua equipe de fotógrafos. Você não ganha nada de início, mas já pode fazer um portfólio. Enfim, dá uma passada por quando estiver sem programação.
B.Coolt
A B.Coolt é uma revista online semanal com dicas culturais de entretenimento. O guia é uma alternativa para quem não tem nem dinheiro e nem paciência para assinar o Guia da Folha e o Divirta-se, afinal, você teria que fechar um pacote de toneladas de folhas. A grande diferença é que você terá dicas mais selecionadas, ou seja, atrações mais descoladas. Cadastre-se aqui.

São Paulo para Iniciantes
O site já conta com mais de 10 mil likes no Facebook. E, se você fizer uma breve pesquisa, vai perceber que a maioria dos seguidores não são iniciantes na cidade. Isso porque as dicas do blog são verdadeiras descobertas. Por exemplo, do lado da minha casa tem o melhor restaurante coreano do mundo, o bbq, e eu só fui descobrir isso quando li no São Paulo para Iniciantes.



Culturalmente confuso
O grupo no Facebook não é só legal para saber o que fazer no fim de semana. Lá, você tem a liberdade de divulgar o seu evento e de, quem sabe, arrumar uma companhia para o show daquela banda que só você conhece. Com mais de sete mil membros, o Culturalmente confuso abrange os mais diversos programas, sem restrição de local ou preço. É claro que São Paulo comanda, como sempre. Mas não rola preconceito com a galera de Jacutinga. Entra no grupo.

Ps: amanhã rola a lista oficial dos artistas da Virada Cultural 2013, que acontecerá nos dias 18 e 19 de maio. 

Isadora Otoni
(assinei em baixo para não estragar o banner, rs)

This entry was posted on terça-feira, 9 de abril de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

6 Responses to “"Essa cidade é um tesão"”

  1. Se tivesse tido um post desse na semana que estive em São Paulo haveria o risco de estar aí até hoje! Hahahaha!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post, e realmente ajuda o pessoal que não conhece direito a cidade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que bom que você gostou. Espero que a galera venha mais vezes pra SP com isso rs

      Excluir