Meu autoajuda: como conseguir um estágio

Isadora Otoni

Nessa semana, fui a campo pesquisar sobre os processos seletivos de estágio para escrever uma reportagem temática que meu professor pediu. Acredito que poderia ter apurado melhor para realizar a matéria, mas algumas informações que eu descobri foram bem relevantes para entender os critérios de seleção de um candidato. Como a maioria dos leitores são meus amigos e estão na mesma fase que eu, é possível que o conteúdo seja pertinente para vocês. Se for ou não, me avise. 

Sei que a formação voltada para o mercado de trabalho é péssimo. Nós realmente precisamos focar mais nas atividades acadêmicas e se preocupar com o conhecimento. Além de que muitas empresas buscam estagiários para realizar uma atividade de um jornalista pela metade do preço. Também tenho nota de que o ingresso no estágio vem por efeito cascata, ou seja, se uma pessoa já está contratada, a outras começam a procurar uma vaga. Entretanto, como eu já faço um curso sem legitimidade e desvalorizado, preciso correr atrás do prejuízo para não passar fome. Infelizmente.

De qualquer maneira, aí vão algumas dicas e curiosidades para ir melhor na sua próxima entrevista:

Segundo Vera Jardim, do site O Fuxico, detalhes estéticos são levados em conta durante a seleção. A pessoa deve usar uma roupa discreta e limpa, e também precisa estar cheirosa, mas sem muito perfume. Pessoalmente, ela reprova candidatos com muitas tatuagens, piercings, alargadores e cabelo exótico demais. Vera também não gosta de entrevistados prolixos, que se gabam de seus conhecimentos e se acham fantásticos. Perguntar quanto vai ganhar e quais os direitos que tem logo de cara também desclassifica o estudante. Ademais, não é bom ligar e mandar muitos e-mails questionando o resultado do processo.

Olhar no olho, se expressar bem e ser firme são alguns comportamentos imprescindíveis em sua entrevista. Como complemento da seleção, o O Fuxico faz um teste de conhecimento. Vera deu algumas dicas para garantir o estágio: "Estudar, principalmente o português, ler muito sobre tudo, treinar escrever, ser humilde, natural e sincero nas entrevistas."

Já Gustavo Anacleto, da Payleven, acha que o aspirante ao estágio deve vender seu peixe. Em uma feedback pessoal que o recrutador me concedeu, ele disse que não conseguiu enxergar a escritora desse blog durante a entrevista [sim, não consegui o trampo ): ]. Para ele, devemos falar sobre os desafios da faculdade, os projetos que realizamos e também, em casos específicos, sobre como é morar sozinho ou mudar de cidade. Entretanto, Gustavo disse que conhecimentos técnicos, como Corel Draw ou Adobe Photoshop, são bem importantes.

Em uma análise dos processos seletivos, Rosa Decina disse que para cada empresa e vaga é necessário um perfil diferente de estagiário. Ela trabalha há 20 anos com Recursos Humanos e contou que precisamos entender o que a vaga quer de nós. Para trabalhar atrás do computador, eles recrutam pessoas mais quietas, mas se for para um cargo que utilize a comunicação verbal, o candidato deve se descrever com precisão. Mas tudo sem eloquência e com domínio da língua portuguesa, que são boas atitudes genéricas. Outro conselho dado por Rosa é, em uma dinâmica de grupo, demonstrar liderança e trabalho em equipe.

Afinal, para conseguir um estágio tudo que precisamos ser é, basicamente, o Chuck Norris. Não conheço uma só pessoa que domine bem o português, tenha liderança, trabalhe em equipe, saiba usar Corel Draw e Photoshop, consiga se descrever com precisão, não tenha muitas tatuagens, piercings, alargadores ou cabelos exóticos, estude muito, leia muito, seja firme, humilde, natural, conciso, sincero, e, por fim, que saiba qual é o perfil que a empresa e a vaga esperam de você. Porém, continuemos a nadar.

This entry was posted on sábado, 20 de abril de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

5 Responses to “Meu autoajuda: como conseguir um estágio”

  1. E novamente mais uma prova de que as empresas procuram um estágio que é só uma coisa: impossível de encontrar. Vão acabar sempre no que for metade - ou até menos que a metade - dos requisitos que eles procuram. Ou o que for menos pior de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a mesma coisa vale para o que a gente procura em um estágio!

      Excluir
  2. Eu tenho uma dinâmica de grupo marcada mas estou com medo de ser recusado pois eu uso um alargador de 8mm
    Alguma dica??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende da área que vc quer atuar e da empresa também, tem tipos de empresas que não são formais ao extremo, como as de designer. Se vc ver que vai se sentir um peixe fora d'água por causa do alargador tira e coloca um band-aid, muitos fazem isso.

      Excluir
  3. Essa Vera é editora? VIRGEM SANTA!!! Ah, é do Fuxico, tá explicado... Dispensamos essa fonte, thanks.

    ResponderExcluir