Direito de ir e vir

Nathália Giordano

“E então, por que você escolheu jornalismo?”

Estou na fase de entrevistas para estágio e definitivamente essa é a parte que mais odeio. Nesse momento minha cabeça gira, pula e tenta inventar algum motivo que convença o meu futuro chefe de que escolhi a profissão certa, pelas razões certas. E eu nunca acho a resposta. Já disse: “Ah, o jornalismo me escolheu... sabe como é!”. E ainda: “A informação tem caráter transformador e é uma ferramenta para que eu mude o mundo para melhor”. Como foram muitas entrevistas e nenhuma dava certo, fui mudando o método: “Jornalismo foi minha opção por perceber que tinha uma curiosidade insaciável sobre o mundo e tudo ao seu redor”. Ainda não consegui o estágio.

Inconformada, contei ao meu pai. Disse que eu não tinha certeza dos motivos e nem mesmo se estava no lugar certo. A resposta é que será útil para todos que vivem esse dilema. “Mas filha, nem eu tenho certeza. Talvez seja esse o segredo, viver para descobrir”.

Somos jovens, podemos voltar atrás, mudar de ideia e de gostos. Nada é definitivo, escolham sem angustias. Podemos ir e vir infinitas vezes, mas o segredo para aumentar chance de acertar é olhar para si e se perguntar qual seria a profissão que vocês optariam se o dinheiro não existisse. Depois, tente não ir muito longe dessa resposta.

Ps: aí vocês facilitam a vida de quem quer medicina por dom e não por grana. 







This entry was posted on domingo, 27 de janeiro de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

2 Responses to “Direito de ir e vir”

  1. Ai, que texto lindo!
    Eu não sei muito o motivo de ter escolhido o jornalismo, mas, vez ou outra, eu sou tomada por uns devaneios que me deixam encantada com o curso. Tipo vendo o filme do Lincoln, do nada me vi pensando que a história é uma coisa muito interessante, que é muito essencial saber o motivo das coisas serem como são e, bom, grande parte da história só é conhecida graças a pessoas que, algum dia, agiram como jornalistas, sabe? Resolveram registrar o que viram e viveram. Isso me deixa encantada.
    Eu espero que nunca sinta que me enganei com o Jornalismo e que nunca me arrependa. Mas, bem, se acontecer... daí eu tento outra coisa.

    Boa sorte com o blog! :)

    Beijos, meninas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa,
      Para mim é muitíssimo importante que você tenha gostado, é um incentivo para continuar escrevendo.
      Ninguém quer se enganar com o curso, mas a moral da história é essa... Se acontecer não é o fim do mundo e podemos tentar outros caminhos!!

      Muito obrigada pelo carinho,

      Beijos

      Excluir