Superioridade sexual e cultural

Isadora Couto

Estava fuçando por páginas de humor do facebook e encontrei uma imagem ótima, que sintetiza o complexo de superioridade cultural. Fiquei feliz em saber que até nos lugares mais diversos da internet existia uma certa politização. Minha alegria acabou quando li os comentários.


Bruno ------ Isso, deixem de se depilar, vai ficar lindo.
10 de fevereiro às 23:44 · Curtir · 47

Maria --------  nada a ver na boa KKKK agora tudo que é pra melhorar a beleza da mulher é visto como "a sociedade maléfica que impões seus padrões de beleza terríveis" blablabla, parem com esse mimimi.
Segunda às 00:17 · Curtir · 18

Luke -------- Quem criou a indústria da beleza foram as mulheres livres sexualmente que passaram a competir entre si por mais status. A indústria da beleza não é um padrão masculino opressor, são as mulheres que competem por poder sexual e o aumento da indústria de beleza é o resultado disso.
Segunda às 00:22 · Curtir · 18

Tiago ------- nossa cara, muito igual hein. 

essas mulheres que se cuidam são umas oprimidas
Segunda às 09:13 · Curtir · 12

É um misto de superioridade, machismo e nonsense que dá medo. Oprimidas são as muçulmanas, certo? As brasileiras se depilam com cera porque gostam da sensação. O engraçado é que quem diz isso, muitas vezes, são homens. Como eles podem saber se gostamos ou se estamos nos torturando apenas para nos encaixar nos padrões da sociedade? Porque é isso que todo mundo tenta: se encaixar. Não seria essa uma forma de opressão? Eu, como mulher, sinto que sim. Não vejo problema em um aspecto natural do corpo humano. O único problema que vejo é a depilação em cera, principalmente. Eu considero como uma tortura misógina.

E, sério, "melhorar a beleza de mulher"? Desculpa, mas baseado em que você acha que pele lisa é uma melhora? A Gisele Bündchen é seu padrão de beleza? Então você acha que pintar o cabelo de loiro, afinar o nariz e emagrecer drasticamente também é uma melhora na beleza? Oras, estamos no Brasil, na diversidade de belezas, e ter pelos a mais que outra pessoa era para ser como uma outra diversidade qualquer. 

Por fim, nós realmente queremos conquistar status por meio da estética. Afinal, foi por isso que lutaram durante tantos anos. Pelo direito de ser mais bonita que a vizinha. Pelo amor de Deus! Se queremos algum status, nós trabalhamos e enriquecemos. Porque foi essa a nossa conquista: igualdade salarial. Mesmo que ainda seja uma igualdade remota. Mas eu não creio que alguém lute pelo direito de ser melhor que outra pessoa. Eu sou igual às outras mulheres, sejam elas muçulmanas ou francesas. E quero ser tratada igual aos homens, mesmo que isso signifique deixar minha canela cabeluda. 

Ps: se você curte sua pele mais lisa, ok. Só não fale que é mais bonito e nem olhe torto para as peludinhas na rua. :)

This entry was posted on sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

33 Responses to “Superioridade sexual e cultural”

  1. Eu me pergunto se essas pessoas que comentaram são burras, se fazem de burras ou são apenas ignorantes. Triste saber que o pensamento delas é exatamente o mesmo pensamento da maioria das pessoas... Gostei do post, Isa. Edilson e Tupinambá concordariam com você :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Natchy. Eu fico triste em saber que pessoas da minha idade ainda não conseguem enxergar além desses conceitos ultrapassados. Edilson e Tupinambá contribuíram, com certeza, com esse texto. :)

      Excluir
  2. "lugares mais vergonhosos da internet"
    A página tem mais qualidade e conteúdo do que isso aqui.
    Só uma opinião, pode apagar se quiser, mas fique sabendo disso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! A página é legal, não estava me referindo a ela quando disse isso, e sim aos compartilhamentos de humor no facebook. Tem muito lixo, ou você não concorda também?
      Abraços

      Excluir
  3. Olha, moça, vai aparecer muita gente aqui discordando, mas, você está certa. E estes homens que pedem tanto sofrimento das mulheres, eu me pergunto se eles fariam o mesmo por elas, se elas pedissem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, principalmente quando a gente divulga o blog na mesma página que publicou a foto, hahaha. Obrigada pelo apoio.

      Abraços

      Excluir
  4. como você mesmo disse estava frequentando uma pagina de humor, ou seja nada deve ser levado a sério, acho q se vc não tem humor não deveria frequentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo. Obrigada pela opinião. Realmente, mas eu não estava falando da página, e sim dos comentários. Não acho que sejam 100% humor e 0% parcialidade. Continue frequentando! Abraços

      Excluir
  5. Ai como isso é ridiculo, se você acha depilação algo torturante não o faça, simples. Raspe se prefirir. Ou então, não depile.
    Ninguém te obriga a fazer isso, ninguém te obriga a seguir nenhum 'padrão', não vejo mulheres sendo linchadas na rua por teres pêlos nas pernas.
    Simplesmente, as pessoas acham certas coisas bonitas e outras não, porque tão hipócritas?
    Os homens também tem seus 'padrões', VOCÊ também tem seus próprios gostos em relação aos homens, então não julgue as pessoas por preferirem mulheres com pernas sem pêlos do que peludas. Cara, esse feminismo chegou ao ridiculo, ao ponto de vocês reclamarem de tudo, se falam de magreza são os padrões de beleza, se falam de pernas lisas são os padrões de beleza. Se a moda começasse a ser as gordinhas, ia todo mundo começar a reclamar que estão impondo que as mulheres engordem.
    Cara, cada um faz o que quer, tem mulher que gosta de ser magra, tem mulher que gosa de ter mais corpo, cada um tem sua opinião e cada um faz o que quiser, mas você não pode obrigar que os outros te achem linda e maravilhosa mesmo que esteja fora de forma e com pelo no suvaco, porque de contrário você também não acharia um homem mal-cuidado bonito.
    E por fim, briguem por coisas um pouco mais importantes, direitos iguais no trabalho, salários equivalentes, não pelo seu direito de ter pêlo na perna, pf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Luiza. Como você mesmo deve saber, eu raspo mesmo. E elas não são linchadas, mas não acho que seja necessário isso para que reconhecermos a repressão.
      As pessoas acham certas coisas bonitas e outras não, e justamente por isso não devemos acreditar em um padrão único de beleza. Ou vai negar que mulheres lisinhas, magricelas e peitudas não são mais "bem vistas" pela sociedade?

      E realmente, eu concordo com tudo o que você falou a partir daí, você está certíssima. Ah, e meu padrão de homem "mal cuidado" também é diferente.

      Cada um luta pelo que achar justo e pertinente.

      Excluir
    2. Enfim, mas você tem um padrão, não tem?
      E não vi nenhuma magrinha com peitão ser mal vista, aliás, tem muitas pessoas que acham lindo, assim como tem pessoas que acham bonito uma mulher com uma bunda grande. Questão de gosto, eu sou magra e não me vejo ser oprimida, mal-vista ou obrigada a mudar e me tornar uma 'panicat' da vida, e se eu quiser mudar, vai ser porque eu achei que ficaria melhor assim.
      As mulheres tem que parar de achar que tudo é opressão, isso tá virando paranóia.
      Tanto homem se mata na academia, se enche de anabolizantes, e eu não vejo eles reclamando que estão sendo oprimidos, até porque, um homem com um corpo normal não é algo 'mal-visto', assim como uma mulher normal também não.

      Excluir
    3. Maria Luiza, eu quis dizer que as magrinhas não são oprimidas. Você não repara talvez porque se encaixa nos padrões. Por exemplo, eu tinha um nariz bem protuberante (me submeti a cirurgia porque não aguentava a pressão) e recebia mal olhares o dia todo. Sofri com apelidos por toda a escola. Fiz a cirurgia, me encaixei, e as coisas mudaram drasticamente. Existem padrões que ditam a beleza. E sim, isso é pior com as mulheres. É só olhar: revista feminina? Mulheres gostosas na capa. Revista masculina? Mulheres gostosas na capa.

      Excluir
    4. https://www.facebook.com/MasculinismoReal?fref=ts De qualquer forma, homens que reclamam disso. :)

      Excluir
  6. Quem julgou as pessoas por terem pelos nas pernas? Acho que falta interpretação, as pessoas não sabem analisar a real crítica que faz a imagem (que definitivamente não é a questão dos pelos nas pernas), triste.

    ResponderExcluir
  7. Acho que você nunca foi magrinha na sua vida, então. O que tem de gente ai, que reclama, que diz que quem gosta de osso é cachorro, enfim, cabe a você se ofender e achar isso uma opressão imensa contra sua pessoa ou levar numa boa pois sabe que há pessoas que pensam o contrário.
    Você falou do nariz, mas um homem com um nariz grande também seria zuado, homem gordo também sofre preconceito e um homem magrelo as vezes também não não é bem visto, assim como tem mulheres que não gostam de homens muito musculosos.
    A beleza não persegue somente as mulheres, persegue todo ser humano, e nós não podemos julgar isso, porque também há coisas que cada uma de nós não acha bonito em um homem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Que diz que quem gosta de osso é cachorro". Olha, parabéns, você tem que ser muito forte para aceitar coisas assim calada....

      Excluir
  8. Puf, claro que não, é só ter um pouco de alto-estima e não se deixar levar por qualquer comentário negativo que se encaixe no seu padrão de beleza.
    Tem pessoas que dizem isso, nunca falaram isso pra mim, mas já ouvi dizerem de outras pessoas, e isso se encaixa pro meu corpo, mas não é por isso que eu vou sair tomando bomba pra ficar forte, porque ai eu vou ler por ai que mulher grande parece um cavalo, é gorda ou não é feminino.
    Entende, se formos ligar pra cada comentário que alguem faz de você, nunca vamos chegar numa beleza perfeita, porque não tem, o que é bonito pra um é feio pra outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, como assim??????????
      o seu padrão de beleza é intrínseco a vc. o que vc considera bonito, o que vc acha feio, o que vc acha normal ou estranho faz parte do que vc é. da sua formação. vc é formada segundo algumas normas e a sociedade te molda, pra vc se encaixar nela. isso não é formal. esse padrão de beleza, que com o tempo se tornou mundial (na verdade ocidental), é imposto à vc de forma coercitivo...

      Excluir
    2. Meu, e o que isso tem a ver com o que eu disse?

      Excluir
    3. Tem a ver porque você está dizendo que cada um possui o seu padrão, ignorando o padrão ocidental formado com o tempo, o machismo, o racismo, e etc.

      Excluir
    4. tipo, os comentários negativos influenciam nas suas escolhas desde que vc nasceu. os olhares tortos, ou até mesmo os hábitos das mulheres da sua família. vc está certa em dizer que cada um faz o que quer. tem gente que aceita o seu corpo do jeito que for, se encaixando ou não no padrão. tipo exemplo que vc usou ¨Tem pessoas que dizem isso, nunca falaram isso pra mim, mas já ouvi dizerem de outras pessoas, e isso se encaixa pro meu corpo, mas não é por isso que eu vou sair tomando bomba pra ficar forte, porque ai eu vou ler por ai que mulher grande parece um cavalo, é gorda ou não é feminino.¨
      é exatamente isso que a isadora couto estava falando.
      a questão principal da charge não é a depilação ou o padrão de beleza ocidental, mas a visão etnocentrica que, muitas vezes as mulheres ocidentais tem.

      Excluir
    5. Obrigada por conseguir expressar isso melhor do que eu :|

      Excluir
    6. Cara, se você é assim não queira impor isso aos outros.
      Não, se alguem me olhar torto eu olho devolta, não vou começar a imaginar os motivos pelos quais a pessoa resolmeu me olhar assim e muda-los.
      Você tá levando as coisas pra uma esfera que não existe, eu estou falando que as pessoas tem seus gostos, independente dos padrões de beleza, tem pessoas que gostam de pessoas totalmente fora desses padrões estabelecidos pela 'maioria'
      Enfim

      Excluir
    7. ok. estava tentando amenizar... mas, vc é alienada.
      e em nenhum momento eu falei em mudar habitos. mas sim como vc adquiriu esses habitos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      estude um pouco. milhares de pessoas estudam sobre isso. como o seu gosto foi criado?? quem te diz o que é bonito ou feio? o que é certo ou errado? o ser humano é um ser social. vc não está livre da influencia que a sociedade exerce sobre vc!!!!
      vc não pode dizer que tem um gosto seu, pq desde que vc nasceu vc faz parte de uma comunidade que tem valores e padrões, nos quais vc se encaixa. Não estou te julgando por vc ser a favor da depilação, até por que eu também acho bonito uma mulher de pele lisinha, sem bigode ou pelo nas axilas... mas se eu nascesse numa ilha sem esses valores, talvez não fosse achar isso bonito.

      Excluir
    8. Acho que a alienada é você, porque não é disso que se trata a discussão e você quer impor seus 'conhecimentos' de qualquer forma mesmo que não se encaixem na discussão, pelo que parece.
      A questão não e mais se foi a sociedade que moldou cada um de nós, isso é fato, eu estou dizendo que não há um padrão estabelecido por uma maioria justamente pelo fato de cada pessoa ser criada de uma maneira e criar gostos diferentes.

      Excluir
    9. não há um padrão estabelecido por uma maioria

      quando eu disse isso?

      o padrão que é seguido pela maioria, foi criado por uma minoria dominante. que quer que vc acredite que os gostos são individuais, mas na verdade cada dia mais, ou gostos se tornam globais.

      se quiser pode continuar discutindo sobre depilação, ok... só achava que esse era um espaço para discussão. e essa não é a minha opinião. mas a de milhares de sociólogos, historiadores, antropólogos, filósofos.
      mas vc realmente pode acreditar no que quiser.

      Excluir
    10. Maria Luiza, acho que esse texto explica bem o que queremos te dizer:

      "A aceitação do próprio corpo é uma cruzada muito íntima e pessoal, não podemos enfiar a mão no âmago da auto-estima de alguém e ligar o "foda-se", não funciona assim. O que pode e está sendo feito é a promoção de conteúdo bodypositive e incentivo ao auto-conhecimento, mas isso não é fórmula mágica. A pessoa tem que estar muito disposta e ter uma força de vontade hercúlea, não é um trabalho que alguém pode fazer por ela, podemos no máximo dar apoio e um ombro amigo. Sim, é assim tão difícil. Você está pedindo para a pessoa contestar a mídia, as opiniões dos amigos e familiares, e tudo que sempre lhe foi dito sobre beleza. Isso leva anos para a maioria das mulheres, isso quando conseguem. Mesmo entre as que dizem aos quatro ventos "sou mais eu, me arrumo para mim e não pra agradar os outros", as chances são de que não acreditem de verdade nisso ainda. Eu falo por experiência própria e de outras amigas. E se a aceitação do próprio corpo já é um suplício para as mulheres adultas, imagine para as mais novas. Aquelas meninas que são chamadas de baleia, choquito, tábua, etc. São só crianças, que ainda estão explorando o mundo, você vê quão surreal é esperas que elas confrontem o mundo adulto? E por mais que os pais digam "beleza é subjetiva", elas sabem que essa não é a ideia vigente no mundo, elas têm olhos. Se a beleza é tão subjetiva assim, por que nenhuma revista de beleza foge dos mesmos tipos físicos? Cada um tem seu próprio padrão e todos coincidem de ser o mesmo? Ninguém compra essa. Vê como a questão é complexa, já que lida com essa massa instável e frágil chamada auto-estima? E que ainda que façamos todo a propaganda bodypositive do mundo, as revistas continuam gritando "você não é páreo para a Britney Spears photoshoppada, se quiser ficar minimamente atraente, trate de entrar na academia, ingerir menos de 800kcal por dia, fazer a dieta da lua, da sopa, do tipo sanguíneo, etc ou ninguém nunca vai te amar" e sabotando e amor próprio de meninas dia após dia? Então, é mais interessante e viável arranjarmos um time de psicólogos e psiquiatras (dependendo do nível de distúrbio de imagem) bodypositive e colocarmos todos os que não se encaixam no padrão (ou seja, todo mundo, já que já é difícil alguém se enquadrar no padrão passarela sem retoque computadorizado, imagine então no padrão photoshop, em que nem mesmo as top models que posaram pra capa se encaixam ) em terapia intensiva até aceitarem a própria beleza de verdade ou pedir para as revistas mostrarem mulheres reais e de diferentes tipos físicos nas suas páginas para variar?"

      Maria Sartorio

      Excluir
  9. eu não vou ficar condenando os padrões de beleza de ninguém, até pq eu tb tenho lá os meus.

    só acho q se a pessoa é exigente demais, acaba se dando mal ;)

    e, bom, eu conheço uma menina q não está dentro dos meus padrões, mas eu a amo.

    ela é uma garota tão inteligente, geek, bem-humorada, culta e tantas outras coisas q até cansa contar... e daí se ela não tem corpão?

    só gostaria de não ter sido tão garoto juvenil quando a conheci, anos atrás. mas minha vida é mais rica por ter sua amizade.

    ...

    oi, esse sou eu fugindo totalmente do assunto. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, ótimo exemplo! Você fugiu dos padrões sociais de beleza por algo maior, por uma pessoa que você ama. Tá de parabéns champs. Continue dando sua opinião! Abraços

      Excluir
  10. Maria Luiza, vejo comportamentos como o seu todos os dias. A hora que alguém começa ver como a humanidade tá suja (de sangue, :P), ela tende a pensar um pouco mais, rever seus conceitos. Entretanto, a forma arrogante como isso é feito tornou esse "estilo" um fenômeno ultra-cultural (digo assim, pois é diferente da contracultura e está um pouco mais complexo que a atual "cultura" haha). Tanto a Isadora (pessoa que, apesar de não conversarmos tanto quanto eu queria, admiro e me inspira muito!) quanto a Carol (não a conheço, mas já gosto muito da forma como ela enxerga as coisas) não usaram sofismas e a infantilidade como você, mas explicaram (várias vezes) o que você não quer ver.
    Ninguém (além de você, Maria L.) focou nas pernas depiladas, e, sim, na forma como aquele comportamento dito "sem pressão" acabou ficando tão parecido quanto o oprimido afegão e paquistanês. Não disseram, também, que você deve deixar de fazer isso ou aquilo. Na verdade, é muito complicado, porque, hoje, vemos que aquele mundo mental multilateral tem se tornado cada vez mais bilateral em soluções materiais. Ou pernas depiladas ou peludas (antes que você reclame, isso é SÓ um exemplo). O problema da exteriorização é exatamente esse. No entanto, acredito que o objetivo desse blog não é formar ou desfazer opiniões, mas deixar as coisas um pouco mais claras. É claro que cada pessoa faz isso de um jeito, considerando o determinismo social (estude isso, pelo bem da humanidade), as experiências vividas ou não e etc.
    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  11. Li tudo aushaushaushausha

    ResponderExcluir